CBN Vale – A Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos, iniciou pela primeira vez no Brasil a produção em larga escala de asfalto sustentavel com conteúdo renovável, marcando uma nova fase no desenvolvimento de soluções sustentáveis para o setor de pavimentação.
Na primeira semana de outubro, foram produzidas e comercializadas cerca de 3 mil toneladas do novo asfalto, que combina correntes minerais com componentes de base vegetal, mantendo o mesmo desempenho dos asfaltos convencionais, mas com menor impacto ambiental.
Batizado de CAP Pro R, o novo produto contém em sua formulação óleo de origem vegetal com propriedades que garantem aderência, durabilidade e desempenho técnico adequados para pavimentação e industrialização.
Os testes pré-produção foram conduzidos no Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação (CENPES), no Rio de Janeiro, e o asfalto foi aplicado com sucesso em vias da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão (RJ).
“A produção de asfalto com conteúdo renovável demonstra, mais uma vez, o pioneirismo da Petrobras. Promovemos ganhos sociais e ambientais efetivos, porque acreditamos que uma transição energética justa e responsável é possível e necessária”, destacou William França, diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras.